Somos tão pequenos diante do tamanho do mundo... mas é nesse planeta que moramos e todos precisam colaborar para recuperar e preservar o meio ambiente, pois há muito a fazer.

Mas calma, não precisa entrar para o Greenpeace* por enquanto.

Comece com pouco, tendo organização e vontade, você pode ajudar muito com ações simples, começando na sua casa mesmo, vamos ver como?

ECONOMIZAR TUDO – ÁGUA, ENERGIA ELÉTRICA, GÁS...

Tudo vem de algum lugar, certo? E quem consegue garantir quanto tempo vão durar essas fontes? Acho que ninguém...

como-ajudar-o-meio-ambiente

Então é melhor economizar, pra não faltar!

• Mantenha fechada a torneira da pia quando estiver lavando louça, só abra mesmo para enxaguar.

• Tome banhos curtos, não faça “banhoterapia” ficando meia hora debaixo do chuveiro.

• Lavar o carro? Só quando já estiver irreconhecível!

• Junte roupa pra passar, afinal passar uma roupa por dia gasta muita energia elétrica; junte e passe tudo uma vez por semana.

como-ajudar-o-meio-ambiente

 

 

SUBSTITUA AS LÂMPADAS DA SUA CASA

As lâmpadas incandescentes gastam muito e duram pouco, aos poucos, substitua por lâmpadas fluorescentes ou led.

Você vai gastar mais pra comprar a lâmpada, é verdade, mas em compensação ela vai durar muito mais e você vai economizar na sua conta de energia elétrica no fim do mês.

 

 

 

CARROS: TÃO ÚTEIS E TÃO POLUIDORES

como-ajudar-o-meio-ambiente

Os carros são responsáveis por boa parte da poluição do ar, e como é o mesmo ar que respiramos, é bom usar o carro com moderação.

De que forma? 

 

• Dispense o carro quando puder ir de transporte coletivo ou mesmo a pé;

• Mesmo que seu carro seja pequeno, dê carona pra quem trabalha ou mora perto de você, de repente, a pessoa até te ajuda a pagar o combustível, quem sabe?

• Faça revisão periódica no seu carro, pra garantir que ele tá poluindo o menos possível.

  Quando comprar um carro novo, pesquise qual é o menos poluente;

 

 

RECICLAGEM DO LIXO

Na verdade nem devemos chamar de lixo só porque jogamos no lixo. Quase tudo pode ser reciclado e deveria ser, afinal muito do que é jogado no lixo vai levar séculos para se decompor.

Não é exagero não, o tempo de decomposição do alumínio, por exemplo, pode chegar a 500 anos! 

como-ajudar-o-meio-ambiente

Então que tal separar as latinhas de refrigerante e enviar para reciclagem? As latinhas, revistas, caixas vazias, plásticos, papelão, vidro...

Eu sei que criar um espaço pra guardar esses materiais pode ser um problema pra você, mas quase tudo pode ser amassado pra reduzir espaço. É só organizar bem, que dá certo.

como-ajudar-o-meio-ambiente

Aí é só descobrir quando passa o caminhão de coleta de reciclagem da sua cidade, ou se não tiver, descobrir quando passam os catadores que sobrevivem graças à coleta desses materiais.

Viu só? Além de ajudar a preservar o meio ambiente em que você e sua família vivem, você vai ajudar alguém que fez da reciclagem um trabalho pra sustentar a família.

E quando começar? Que tal hoje mesmo?

como-ajudar-o-meio-ambiente

*O Greenpeace é uma organização global cuja missão é proteger o meio ambiente, promover a paz e inspirar mudanças de atitudes que garantam um futuro mais verde e limpo para esta e para as futuras gerações.

Atuamos sobre problemas ambientais que desafiam o mundo atual. Nossas campanhas envolvem: mudanças climáticas, proteção às florestas, oceanos, agricultura sustentável, poluição e energia nuclear. No Brasil, nossas principais frentes de trabalho são a proteção à Amazônia e a campanha de Clima e Energia.

O Greenpeace está presente em 43 países de todos os continentes, contando com o apoio de quase 4 milhões de colaboradores em todo o mundo e cerca de 18 mil voluntários.