Acredito que o maior problema do “quarto da bagunça” seja chamá-lo assim!!

É isso mesmo, com um nome desse é natural que você queira jogar qualquer coisa lá…

Existe também o “canto da bagunça”, como o nome já diz, é apenas uma parte do ambiente que fica destinado para as tralhas.

E tem ainda a “gaveta da bagunça”, onde todas as miudezas sem destino vão parar.

Seja qual for o seu caso, se você quer organizar esse “local”, vamos ter que mudar o nome dele primeiro.

Vamos ver… que tal Depósito? Estoque? Almoxarifado? Arquivo Central?

Eu sei que esses nomes lembram muito o mundo corporativo, mas são apenas pra você ter uma ideia de como um nome faz a diferença.  

Fica até estranha a frase "Meu quartinho da bagunça ficou tão organizado!"

Afinal, bagunça é o oposto de organização...

Pra facilitar a compreensão do texto, vou me referir a ele ainda como quartinho da bagunça, mas você já vai pensando um nome melhor, ok?

Vamos ver como organizar o que tem nele.

 

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COMEÇANDO PELAS TRALHAS

Muitos preferem usar outro nome... mas tralhas são apenas coisas que não tem utilidade. Sem ofensa.

Como personal organizer sei que a maioria das coisas que as pessoas guardam no quarto da bagunça são tralhas, ou seja, aquelas coisas inúteis no estado em que estão.

E a maioria faz isso por 3 motivos básicos:

  1. Ainda tem espaço físico pra isso;

  2. Simplesmente não sabem como destinar as coisas inúteis;

  3. Tem esperança de reverter a situação de determinado objeto.

O que fazer por exemplo com aquele ventilador quebrado encostado? 

(Poderia ser o aquecedor de ambiente, secador de cabelo, liquidificador, torradeira elétrica... etc etc etc etc)

Seu ventilador parou de funcionar em pleno verão.

Claro que você leva ele correndo pra consertar, pra ficar pronto logo.

Só que o conserto vai ficar mais caro do que comprar um novo, porque ele já é meio antigo, achar peça é difícil, enfim.

Você resolve comprar um novo então pra resolver logo o problema e economizar.

E faz o que com o quebrado?

Guarda no quarto da bagunça!!!

E pelos motivos que falei agora pouco:

1.Tem espaço pra isso;

2.Não sabe o que fazer com ele;

3.Pensa em talvez consertar mais pra frente.

É assim que surgem tralhas e mais tralhas...

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Pensa comigo: se você já comprou um ventilador novo, para que guardar o quebrado?

Para esse caso tenho duas sugestões:

1.Veja se o lugar que fez orçamento não quer ficar com ele para aproveitar peças.

2.Envie para reciclagem, ele pode se transformar em outra coisa e voltar a ser útil.

O ventilador foi só um exemplo, faça isso com qualquer coisa que você identifique como tralha.

Infelizmente nem tudo pode ser reaproveitado ou reciclado, então o lixo comum é uma opção válida para algumas coisas.

Como a decoração da festa do seu filho que você fez 4 anos atrás, toda em papel crepom, celofane, isopor e cia, e que está todo amassado e cheirando a guardado.

Coisas assim são muito difíceis de reaproveitar, o jeito é jogar fora mesmo.

Enfim, destine da melhor forma tudo o que não tem mais utilidade e você vai sentir um grande alívio depois.

 

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COISAS SEM USO, MAS ÚTEIS

Além das tralhas, você deve ter guardado no quarto de bagunça muitas coisas úteis ainda, mas que você não quer mais e também não sabe o que fazer com elas.

Você fazia artesanato há 5 anos atrás como hobbie, mas enjoou e resolveu guardar tudo, caso desse vontade de voltar.

Mas depois de tanto tempo, você já decidiu que não quer mais. Então porque ficar guardando essas coisas?

"É que tá tudo em ótimo estado, tem até peças sem uso!" Já ouvi muito isso, aí você fica com dó e adia o que fazer.

Pensa comigo: Ter um ambiente harmonioso faz mais sentido que ter coisas sem uso, não é?

Então desapegue, será melhor! Você pode vender ou doar. Sem dó… afinal foi uma fase boa da sua vida que passou, as recordações vão ficar para sempre.

Quer manter as recordações fisicamente? Crie um álbum de fotos. 

É um recurso que funciona muito bem para os casos de apego, quando der saudade das coisas sem uso, é só correr para o álbum.

Assim você abre espaço na sua casa e na sua vida para as coisas novas.

Faça isso com tudo que você não usa mais, mas que por ser útil, ainda pode servir para alguém ou alguma instituição de caridade.

Depois clique aqui e dá uma olhada no post "Quando menos é mais - Desapegue"

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GUARDAR SOBRAS DE OBRA?

Esse item é um clássico nos quartinhos da bagunça, mas é preciso diferenciar o que ainda pode ser útil ou não.

As peças inteiras de piso ou revestimento cerâmico que sobraram da reforma da cozinha que você fez ano passado podem ser muito úteis.

Se um dia precisar trocar alguma peça é maravilhoso ter algumas em casa, porque materiais assim estão sempre saindo de linha ou podem mudar a tonalidade da cor.

Mas essas peças não precisam ficar à mão, já que o uso é bem atípico. Se tiver um sótão em casa, guarde lá.

Se não der pra guardar no sótão, coloque as peças num local de pouco acesso, bem embaladas ou em caixas apropriadas para seu peso.

E identifique qual o tipo do material e onde foi usado, assim quando precisar, vai ficar fácil pra qualquer um achar e saber o que tem dentro, sem stress.

Agora, aquele meio balde de areia que sobrou tem que ir embora!

A obra já acabou, é um material fácil de comprar, custa pouco e com o tempo pode até empedrar. Ou seja, não vale a pena ocupar o espaço da sua casa com um material assim.

Entendeu a diferença? Então mãos à obra.

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OS OBJETOS DE USO ESPORÁDICO

O quartinho da bagunça também costuma abrigar aquelas coisas usadas poucas vezes no ano ou em épocas específicas, como os enfeites de Natal ou os acessórios de torcida para a Copa do Mundo.

Assim como as mochilas e malas de viagem.

Aí sim há uma boa finalidade para esse ambiente, porque são coisas úteis e que serão realmente usadas novamente.

E coisas que importam devem ser bem cuidadas e organizadas.

Guarde esses itens de uso menos frequente sempre limpos e em caixas organizadoras com identificação.

As malas podem ser guardadas em sacos de tnt que permitem ventilação.

Mas a cada 03 ou 4 meses dê uma olhadinha em tudo pra ver se está tudo bem.

Dependendo da umidade do ambiente, pode ser necessário deixar os objetos arejando um pouco.

Importante: Sempre crie limites para o que você precisa guardar, para não virar acúmulo.

Já tem duas caixas com acessórios de Natal e quer comprar mais? Algo vai ter que sair… ou evite comprar… é assim que se estabelece limites.

Isso serve pra tudo!

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COMO ORGANIZAR - ESTANTES OU ARMÁRIOS

As duas opções são ótimas, é só pensar direitinho o que se adapta melhor no seu ambiente, no gosto e no bolso.

Os tamanhos dos móveis tem que ser sempre proporcional ao tamanho do cômodo.

E tem que ser proporcional também ao que será guardado.

Se o ambiente é exclusivo para armazenar coisas, o uso de estantes fica mais prático porque facilita o acesso e a visualização dos objetos.

Para garagem e área de serviço, além das estantes, uma ótima opção são as prateleiras fixas de parede, porque deixam o piso livre e desimpedido para facilitar a limpeza do ambiente.

Mas se o propósito é compartilhar com outro ambiente da casa que tenha uso frequente, como um ateliê de costura ou um quarto de estudos, o ideal é ter armários fechados para tornar o ambiente mais harmonioso com foco em sua função principal.

Lembre-se que é mais um ambiente da sua casa, que merece ser bem organizado e "usável", sem improvisos ou gambiarras.

Depois clique aqui e dá uma olhada no post 5 Dicas para Manter a Casa Organizada.

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USANDO BEM AS CAIXAS ORGANIZADORAS

Uma das coisas mais práticas para organizar coisas diversas, que geralmente é o que mais tem nesses ambientes, são caixas plásticas organizadoras, porque tem de vários modelos e vários tamanhos.

São leves, não absorvem umidade e são fáceis de usar.

Procure padronizar usando todas as caixas da mesma cor, de preferência uma cor neutra para gerar um conforto visual. Os tamanhos podem ser variados, de acordo com o que for necessário guardar.

Aliás, lembre-se de guardar somente o necessário. Sempre.

Dentro de uma mesma caixa, evite colocar coisas de assuntos diferentes, mesmo que sobre espaço pra isso, tipo: Brinquedos de praia das crianças + Aquecedor de Ambiente. Não combinam.

Se for para aproveitar espaço, é melhor que os assuntos combinem entre si, assim cria-se uma setorização lógica para facilitar a organização.

Sempre identifique o que tem dentro da caixa, mesmo que você lembre de cor e salteado o que tem lá.

Porque é mais fácil ler uma etiqueta informativa do que ter que buscar na memória a informação. Você dá um descanso para seu cérebro, que já tem muito mais o que pensar.

E assim vai facilitar também para as outras pessoas que precisarem usar alguma coisa.

Dica: Nunca guarde muito peso em caixas grandes porque além de ser difícil manusear ela depois, pode quebrar a caixa. Para coisas pesadas, prefira caixas menores.

Clique aqui para ver alguns modelos de caixas organizadoras.

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VERTICALIZAR PARA GANHAR ESPAÇO

Coisas grandes que são pouco usadas podem ser complicadas de guardar em armários ou estantes, como as cadeiras de praia ou o aparador de grama.

Para esses casos o ideal é verticalizar, pendurando tudo na parede com ganchos específicos para cada caso.

Assim cada coisa vai ter seu lugar certo para ser devolvido após o uso e também vai liberar espaço no chão.

Esse recurso é ótimo também para liberar espaço e organizar o quintal, garagem e outros ambientes da casa.

Você pode usar para pendurar bicicletas, mangueiras de jardim, baldes...

E isso é ótimo para quem tem aquele cachorro lindo que come tudo que vê pela frente!

Clique aqui para ver alguns modelos de ganchos.

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FACILITANDO A LIMPEZA E MANUTENÇÃO

É muito mais fácil cuidar e limpar um ambiente organizado do que um lugar chamado quartinho da bagunça, que não dá vontade nem de entrar, imagina então de limpar!

Tenha em mente que tudo que você tem - objetos, roupas, documentos - você tem que cuidar, limpar e organizar.

Afinal se você quer guardar é porque é útil ou importante, não é?

Sendo assim, tem que dar conta de cuidar de tudo.

Além de ter que cuidar do seu tempo, das crianças, do marido, da esposa, dos Pais, do cachorro, dos cabelos, da saúde, do corpo, do supermercado... ufa! E de mais um milhão de coisas!

E é aí que começamos a pensar se realmente é preciso termos tantas coisas materiais, que costumam consumir nosso tempo tão precioso e cada dia mais escasso.

Então nada de guardar coisas sem importância, assim você ganha tempo para o que realmente importa na vida: família, trabalho, lazer, viagem, hobby, saúde, estudo...

Pense nisso.

 

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