como-organizar-remedios

Ou seria “como organizar medicamentos”? Vamos ver a diferença:

Remédio: qualquer cuidado com objetivo de curar ou aliviar doenças, sintomas ou mal-estar, como um chá caseiro para resfriado ou um banho quente para aliviar as tensões.

Medicamento: produto elaborado para diagnosticar, prevenir, curar doenças ou aliviar sintomas, tem efeitos determinados devido substâncias ativas com propriedades terapêuticas que são reconhecidas cientificamente.

Então vamos organizar medicamentos neste post.

Com a vida cada vez mais corrida, fica fácil esquecer onde deixou o remédio, de tomar o medicamento na hora certa ou pior... se confundir e tomar um achando que é o outro! Já imaginou tomar o medicamento pra dormir no café da manhã? Seu dia seria pouco produtivo, no mínimo! Viu só como organizar é importante pra saúde?!

ONDE GUARDAR MEDICAMENTOS

1- Guarde os medicamentos em local adequado e específico, todos juntos num lugar só, aí quando qualquer um precisar vai estar fácil. Caixas plásticas são ótimas pra isso, mas pode ser qualquer caixa que seja higiênica e fácil de manter limpa. Cuidado com caixas de papelão, elas podem absorver umidade e isso não é bom para conservação deles.

caixa-para-organizar-medicamentos

2- Se tiver muitos medicamentos, use uma caixa pra cada pessoa da família ou uma para as crianças e outra para os adultos. Ou use uma para os que estão em uso no momento e outra para os que não estão em uso.

        caixa para organizar remedios

 

3- Cole uma etiqueta ou escreva na caixinha pra que ele serve, pra quem foi receitado e qual horário de tomar ou deixe dentro da caixinha o receituário médico, isso ajuda na organização quando se tem muita variedade de medicamentos. Ou coloque todas as receitas numa pasta.

como-organizar-remedios

4- Dentro da caixa organizadora, procure colocá-los de forma que o nome do medicamento fique visível, e para aproveitar bem o espaço, comece colocando as caixinhas maiores, depois as médias e por fim as menores ou cartelas, pois assim os menores vão se encaixando nos espaços menores que “sobram”.

caixa-pequena-para-medicamentos         caixa-para-organizar-medicamentos

 5- Guarde-os em ambiente secos, limpos e sem umidade, ou seja, o banheiro é o último lugar da lista, como são para uso pessoal, seria bom deixar no seu quarto, fora do alcance das crianças e animais de estimação.

 

 

como-lembrar-de-tomar-remedio

 

MEDICAMENTO NA HORA CERTA

como-lembrar-de-tomar-remedio

Há várias maneiras pra não esquecer a hora de tomar os medicamentos, o importante é testar até achar a maneira que mais funciona pra você:

• Programe o alarme no celular pra cada um que tiver que tomar, mas programe tudo de uma vez até o último dia, se for de uso contínuo é só usar a opção “sempre” no celular.

• Use aplicativos para celular, de preferência que funcionem off-line, ou seja, que funcionem mesmo sem sinal de internet.

• Se você gosta de anotar tudo na agenda (eletrônica ou papel), use para isso também, como se fosse mais um compromisso - na verdade não deixa de ser.

• Para quem fica quase sempre em casa, faça uma lista e coloque na geladeira e use um despertador só pra isso. Quando tocar, você olha a lista, toma o medicamento e põe pra despertar de novo. Se for sair, leve a lista, o despertador, os medicamentos, mas não deixe de tomar na hora certa.

 

 CUIDADOS IMPORTANTES

• Os prazos de validade devem ser checados constantemente e os vencidos tirados de uso, pois podem fazer mal à saúde ou já perderam o efeito.

• Não tome medicamentos sem prescrição de um médico, o que faz bem pra uma pessoa, de repente vai fazer mal pra você, não arrisque sua saúde.

• Alguns medicamentos líquidos como xaropes e colírios, após abertos tem um tempo de validade mais curto, diferente do prazo da caixinha; consulte o farmacêutico sobre isso quando estiver comprando esse tipo de medicamento. 

 

descarte-incorreto-de-remedios

 

DESCARTE CORRETO

Onde descartar os medicamentos vencidos ou estragados? Acredite, não é no lixo de casa nem no ralo da pia ou no vaso sanitário. Porque medicamentos contêm substâncias que podem contaminar á água, o solo, o meio ambiente.

Farmácias, hospitais, clínicas médicas, dentistas e veterinários possuem coleta de materiais infectantes que são encaminhados para Vigilância Sanitária de cada cidade, para o descarte correto, através de incineração ou outras práticas adequadas.

Então é só você juntar os que tiverem vencidos e levar em um desses lugares, de acordo com o itinerário dos seus compromissos. Eu sei que a vida tá corrida, mas é tão bom poder fazer o certo e ainda ajudar o meio ambiente.

Falando em ajudar, você pode fazer ainda mais! Doando os medicamentos que não vai usar mais para postos de saúde, farmácias comunitárias ou instituições como asilos. Há muitos lugares precisando de ajuda, e doar seus medicamentos válidos e conservados, é uma ótima maneira de ajudar. 

 

doe-seus-medicamentos