Quanto menor o objeto, mais difícil de achá-lo quando você precisa, não é assim?

E como tudo parece que fica cada vez menor, a tendência de se perder tempo procurando por coisas pequenas pode aumentar…

Pen drive, cartão de memória, presilha de cabelo, chave, fone de ouvido, parafuso, linha, pilhas, bateria, moedas, grampos, brinquedos em miniatura e por aí vai, são muitas as coisinhas que temos em casa.

E onde guardar de forma organizada?

 

ORGANIZADORES DE GAVETAS

 

blog-onde-guardar-miudezas-casaFonte: https://www.realtor.com/advice/home-improvement/junk-drawer-says-about-you/

Muitas pessoas, na ilusão de “facilitar” a vida, abrem uma gaveta qualquer e vão colocando tudo lá até o dia em que a pobre da gaveta não fecha mais!

Ou pior... até o dia em que se precisa de alguma coisa específica, como uma pilha por exemplo, que deve estar lá em algum cantinho. Mas para procurar a tal da pilha é preciso revirar muito ou despejar tudo pra fora da gaveta.

Aí a pessoa descobre que a única pilha que tinha vazou toda e bem em cima do fone de ouvido que ela tanto procurou outro dia, mas nem imaginava que tinha ido parar lá!!

Assim o stress aumenta e a vida só complica, certo?

Gavetas são realmente ótimas para guardar objetos pequenos e miudezas em geral de uma casa, desde que haja critérios e organização.

O primeiro passo sempre é descartar o que não se usa mais; por menor que seja o objeto, é preciso dar um destino correto pra ele. Clique aqui e saiba mais no post: "Quando menos é mais, desapegue"

Depois você deve organizar tudo por assunto ou setor, afinal pen drive e grampo de cabelo não combinam pra ficar juntos na mesma gaveta…

Já itens como pen drive, fone de ouvido e cartão de memória são coisas que conversam entre si, entendeu?

 

caixas-decoradas-para-organizar-gavetas

Fonte: https://www.homedit.com/diy-cubicle-organization/

Então se você tem gavetas em vários ambientes da casa, o ideal é que cada objeto seja colocado na gaveta do ambiente em que você mais utiliza eles.

Presilhas e grampos de cabelo devem ficar na gaveta do quarto ou do banheiro, pois é lá geralmente que os cabelos são arrumados.

Brinquedos pequenos, giz de cera, figurinhas e todas as coisinhas das crianças podem ficam no quarto delas, já que é o espaço em que ficam todas as suas outras coisas.

Quanto as moedas, guarde num cofrinho, na carteira, deposite na sua conta ou dê pra algúem! Deixar no fundo da gaveta é desperdício e desorganização.

Depois de separar tudo por assunto, utilize organizadores de gavetas ou divisórias para gavetas para criar divisões que vão facilitar a organização, o acesso e o manuseio dos seus objetos.

Ou crie suas próprias divisórias com cestos plásticos, potes de sorvete, caixinhas de papel revestidas, formas de gelo... enfim, o que você tiver em casa e que desperte sua criatividade. 

Mas procure evitar peças redondas como organizadores, pois você perde um pouco de espaço devido ao formato. Peças quadradas ou retangulares encaixam melhores umas com as outras e sem perder espaço na gaveta.

 

organizadores-gavetas-guardar-objetos-pequenos

 

Lembre-se sempre de um critério importante na organização: a proporção entre os objetos e os organizadores.

Objetos pequenos ficam melhores em organizadores menores. Objetos grandes em organizadores maiores e assim por diante.

Usar um organizador do tamanho de uma caixa de sapato pra colocar clips é totalmente desproporcional, entendeu?  

Outra proporção importante é a profundidade dos organizadores em relação ao que vai ser guardado.

Colocar o mesmo tipo de objeto dentro de um organizador fundo está certo, porque é só ir pegando os de cima e pronto. 

Mas colocar objetos diferentes num organizador fundo, vai fazer você revirar o fundo para procurar o que quer. Nesse caso, prefira os organizadores mais rasos.

Dica: pilhas e baterias devem ser mantidas em suas embalagens originais para melhor conservação.

Clique aqui e veja diversos modelos de organizadores de gavetas.

 

ESTOJOS OU CAIXAS COM DIVISÓRIAS

 

blog-onde-guardar-miudezas-casa

 

Para os casos em que você precise, além de guardar e organizar, também transportar objetos pequenos de um ambiente para o outro, a solução é usar caixas, estojos ou maletas que possuam divisórias internas.

Um bom exemplo disso são as chaves de fenda e parafusos, assim como as outras ferramentas e acessórios - martelo, alicate, chave allen. Como trabalham em conjunto e precisam ir pra lá e pra cá numa casa, o ideal é usar uma caixa apropriada para ferramentas, que tenha divisórias de vários tamanhos para acomodar tudo com praticidade.

Se você tiver uma quantidade razoável de parafusos, porcas, arruelas e etc., tenha um estojo específico para poder separar essas peças por tipo ou tamanho.

 

estojo-organizador-grande-plasutil

gaveteiro-mesa-organizador-objetos-pequenos

 

Para quem tem como hobbie fazer bijuterias ou artesanatos, em que se usa muuuuuuitas miçangas, pedrarias, lantejoulas e outras várias miudezas, um estojo organizador com divisórias deixa a tarefa bem prática, porque cada divisória pode abrigar um tipo de material. 

Você também pode usar um estojo para cada acessório: um estojo só para as miçangas, por exemplo. E em cada divisória organize por cor ou tamanho.

Depois de usar é só fechar bem e guardar no armário ou em outro móvel, que fique próximo de onde você realize essa atividade.

Para quantidades maiores de acessórios os gaveteiros de mesa também são ótimas alternativas para setorizar e organizar, deixando tudo ao alcance da mão.

Aqui vale a mesma regra: uma gavetinha para cada tipo de objeto que você tem.

Quando o organizador é transparente fica fácil visualizar o que tem nele. Mas caso contrário, sempre identifique cada gaveta ou estojo com etiquetas adesivas, assim você ganha tempo pra executar suas tarefas principais.

 

estojo-organizador-para-brinquedos-pequenos

Fonte: https://www.organizedmom.net/5-unique-ways-organize-tiny-toys/

E aqueles brinquedos bem pequenos que as crianças adoram? Como os brinquedinhos do kinder ovo ou as bonecas Polly e seus inúmeros acessórios.

Os estojos organizadores com divisórias ou gaveteiros de mesa também são uma mão na roda para organizar! 

Primeiro porque evita que seus filhos percam partes de brinquedos, tornando em alguns casos o brinquedo inútil por falta de alguma das peças.

Segundo porque é uma maneira de começar a desenvolver neles o senso de organização e responsabilidade.

Atenção: Objetos pequenos devem ficar longe do alcance de bebês e crianças pequenas, pois são facilmente engolidos, podendo causar muitos estragos a saúde da criança. 

Clique aqui e veja alguns modelos de gaveteiros de mesa e clique aqui para ver opções de estojos organizadores.

 

ORGANIZADORES DECORATIVOS

 

latas-decoradas-para-organizar-miudezas 

Prefere organizar e decorar ao mesmo tempo?

Nesse caso o ideal é usar latas, cestos, potes e caixas organizadoras que sejam estampadas ou decoradas e que ficam perfeitas para usar em estantes ou em cima de móveis de cor neutra.

E há também as opções transparentes, como o vidro e o acrílico, que podem combinar muito bem com a decoração da sua casa.

Tudo depende do que você vai guardar...

Objetos que tenham fios ou que não são tão "bonitos de se olhar" (como as pilhas), é melhor guardar em organizadores que não sejam transparentes, como os feitos em madeira, vime, aço, etc.

Caso contrário, os transparentes são excelente opção, como as caixinha de acrílico para guardar bijuterias ou materias coloridos e agradáveis aos olhos.

 

kit-caixinhas-acrilico-para-organizar-miudezas

 

Aqui também vale a regra da proporção, então nada de usar caixas grandes para colocar um mundo de objetos pequenos dentro, dificultando na hora de procurar alguma coisa.

É melhor ter alguns organizadores iguais ou parecidos, que sejam pequenos, pois facilitam o acesso aos objetos e podem até ser usados para dividir as categorias.

Ou ainda para dividir os pertences de cada pessoa da família…

Um organizador para a Juliana guardar linha de costura e botões; um para a Ana colocar a Polly e acessórios e outro para todos os tipos de pilhas e baterias do Luciano. 

Clique aqui para saber mais sobre as caixinhas de acrílico transparentes.

 

caixinhas-acrilico-transparentes-organizar-objetos-pequenos 

 

CADA COISA EM SEU LUGAR

Para manter tudo em ordem, por menor que seja o objeto, é preciso que cada coisa tenha seu lugar próprio.

E que após o uso, as coisas voltem para seus lugares, para que a casa e o dia estejam sempre organizados.

O importante é descobrir de que maneira a organização funciona melhor na sua casa, pois nem sempre se acerta na primeira tentativa. É preciso perseverar até encontrar.

Organização é questão de hábito, dia após dia… e quando você menos perceber, vai ver que está organizando tudo no piloto automático!!!

Clique aqui e confira também o post “5 dicas para manter a casa organizada”.

Até a próxima!!

 

5-dicas-manter-casa-organizada