Você sonha em ter uma casa organizada todos os dias?
Mas não tem ninguém pra te ajudar?
E além da casa tem mais um monte de coisas pra fazer?
É... você não é a única pessoa nessa situação...
Para vencer esse desafio diário é preciso além de dedicação fazer algumas escolhas para facilitar e organizar o dia.
Vamos às 5 dicas:
1. CADA COISA EM SEU LUGAR
Essa é a regra de ouro da organização!
Tudo - absolutamente tudo - tem que ter um lugar certo pra ficar.
E tem que ser um lugar apropriado e funcional, nada de improvisar.
Tenho uma amiga que guarda tudo que ela encontra “jogado” pela casa na primeira porta de armário ou gaveta que ela encontra.
Se ela encontra o secador de cabelo no sofá da sala, ela guarda na gaveta do rack, pois é o lugar mais perto pra ela “resolver” o bagunça.
E ela se orgulha de arrumar a casa toda em 5 minutos!!!
Depois quando precisa do secador, quem disse que ela encontra!? Às vezes encontra outras coisas que estavam perdidas, mas o secador que é bom leva um tempão. E aí não se orgulha nada do tempo perdido...
Então não adianta deixar tudo aparentemente arrumado e depois enlouquecer procurando as coisas.
Arrumar é querer deixar tudo bonito superficialmente.
Organizar é ter critérios para guardar tudo com praticidade.
Qual o melhor lugar para guardar o secador? No caso da minha amiga, (talvez seja o seu também) o melhor lugar é no quarto, que é onde ela se arruma todos os dias.
Então é lá que ele deve ficar sempre.
A regra é simples: Retira do lugar, usa e devolve!
É uma questão de treino e vontade até se tornar um hábito.
Faça isso com tudo que você tem - tudo tem que ter seu lugar certo:
Roupas, sapatos, maquiagem, bijuterias, documentos, revistas, brinquedos, bolsa, chaves de casa, ração do gato, roupas para lavar, roupas pra passar, kit manicure, material de artesanato, etc, etc, etc.
É, a lista é grande mesmo. Mas resolva uma coisa por vez, até sentir que encontrou a solução certa para cada uma delas.
Mas se começar a virar uma luta entre você e suas coisas, até chegar no ponto em que não há mais espaço para nada, é hora então de se livrar do excesso e desapegar, que é a segunda dica.
2. LIVRE-SE DO EXCESSO
Se você tem mais coisas do que espaço para guardar é um sinal de alerta. Tem algo errado aí.
Tenha somente o que você usa, que gosta e que consiga guardar com conforto e com praticidade.
Você tem 100 CDs mas só tem espaço para 80 deles. Livre-se de 20 que você não ouve mais e não compre mais nenhum.
Se comprar ou ganhar um, outro vai ter que sair.
“Ah mas eu adoro todos eles”. Então arrume espaço apropriado para acomodar todos.
“Ah mas eu não tenho mais espaço nenhum!” Então descarte as caixinhas de acrílico e guarde tudo em estojos.
“Ah mas eu não gosto de estojo…” Então passe todas as músicas para um pen-drive!
Entenda que é sempre questão de escolha, opções existem, é só avaliar a melhor opção pra você e executar o quanto antes.
Desapegue-se do excesso para organizar o que realmente importa pra você e para que sua casa seja sempre prática.
Lembre-se: Você possui as coisas e não as coisas possuem você.
Depois
clique aqui e dê uma olhada no post “
Quando menos é mais - Desapegue”.
3. QUANDO GUARDAR?
Sempre e de imediato.
De imediato mesmo, não queira deixar pra guardar no final do dia ou amanhã cedo.
Esse é um dos maiores motivos da bagunça da casa. Imagina só tudo o que você usa durante o dia ficar fora do lugar até chegar de noite?
E isso multiplicado por todas as pessoas da casa?
Você provavelmente, depois de um dia cansativo, não vai ter energia pra guardar um monte de coisas - suas e dos outros - de uma vez só.
Por isso o ideal é “Usou, Guardou”.
E isso é muito fácil quando tudo tem seu lugar devido.
Exemplo: Sua unha quebrou enquanto fazia o jantar; você pegou seu kit manicure, deu um jeito na unha em dois minutos e acabou o jantar.
E o kit ficou na cozinha porque amanhã quando você chegar, vai precisar fazer todas as unhas.
Errado. Se você só vai usar amanhã, guarde no lugar certo e amanhã você pega quando for usar.
É assim que muitas vezes a bagunça começa:
“Vou deixar aqui pra usar amanhã”
“Vou deixar isso no caminho senão esqueço de fazer”
“Vou deixar aqui por que se precisar já tá fácil”
Não arrume motivos para adiar a organização, isso se chama procrastinação, que é quando criamos motivos para deixar para depois.
Crie o hábito do “usou, guardou” e logo logo você entrará no piloto automático.
Seu olhar vai parecer um scanner que identifica o que está fora do lugar! E guardar no lugar certo também será automático.
Persista! Vai valer a pena.
4. LUGARES PARA GUARDAR
Pense sempre com objetividade onde guardar as coisas, de forma que fique coerente com o uso.
Caixas e cestos são sempre organizadores coringa numa casa.
O vídeo game vive jogado pela sala porque é usado todo dia? Não justifica.
Repito: tudo tem que ter um lugar certo se você quiser ter uma casa organizada.
Coisas de uso frequente ficam bem em cestos abertos, pra ficar fácil de acessar.
O vídeo game, por exemplo, ficaria ótimo num cesto decorado para colocar na estante da sala. Além de decorar, vai ser bem fácil das crianças guardarem, afinal é só colocar tudo dentro do cesto quando terminar de usar.
Atenção: é pra colocar no cesto e não jogar tudo no cesto de qualquer jeito, pois além de faltar espaço pode-se danificar alguma coisa.
E aí não adianta falar que a culpa é do coitado do cesto organizador, né?
E coloque o cesto numa altura que as crianças consigam usar, senão a organização não será eficiente.
As coisas tem que ter um lugar certo, mas também um acesso correto para todos usarem e principalmente poderem guardar depois de usar.
5. O QUE FAZER COM O QUE NÃO É SEU
A gente sempre tem em casa uma sombrinha que a amiga emprestou, um pote plástico do bolo da tia, um livro para devolver… e por aí vai.
Qual é o lugar dessas coisas emprestadas? É na casa deles, claro! Então procure devolver tudo o quanto antes.
Mas onde guardar até devolver?
Tenha um lugar específico para isso, que seja fácil de visualizar para não cair no esquecimento.
Eu tenho uma prateleira pequena do armário reservada só pra isso, que eu chamo de “caixa de saída”.
Coloco neste espaço as coisas que tenho que devolver, assim como as coisas que preciso levar para fazer algo, como um relógio pra trocar bateria ou remédios vencidos para descarte adequado.
E aí essas “coisas” se tornam tarefas que coloco na minha agenda pra fazer o quanto antes e assim esvaziar esse espaço.
Que na verdade quase nunca fica vazio, pois coisas vão, coisas vem… o importante é organizar e fazer circular sempre.
Quer se organizar ainda mais?
Clique aqui e leia também o post “
Como Ser uma Pessoa Organizada”.
Até a próxima!