Apenas guardar os brinquedos pode causar um probleminha depois... Achar o brinquedo que seu filho quer!!!

E vamos combinar que isso é fundamental, afinal você sabe que se não achar vai ter choro, birra e irritação, podendo até atrasar a saída de casa.

Por isso o ideal é organizar os brinquedos de uma forma prática e de preferência com a participação das crianças.

Quando falta espaço no ambiente uma das soluções é verticalizar.

DICAS IMPORTANTES

Mas antes de qualquer coisa é importante pensar sempre em 04 questões:

dicas-organizar-brinquedos-em-pouco-espaco

1. Segurança da criança: cuidado com quinas, fendas, pontas, peso;

2. Idade da criança: os organizadores tem que combinar com a idade, uma criança pequena não consegue carregar uma caixa grande de brinquedos.

3. Verifique sempre as medidas do organizador e do espaço que você tem em casa, quando se tem pouco espaço, um centímetro pode fazer toda a diferença.

4. Pense na proporção do que vai ser guardado: tamanho do organizador x tamanho dos brinquedos. Guardar bonecas e acessórios da Polly numa caixa de 50 litros não vai dar certo na hora de procurar “aquela” Polly. Pollys são muito pequenas e combinam mais com organizadores pequenos.

caixa-organizadora-pequena-para-brinquedos

Essa caixa pink é da Ordene, tem capacidade de 7,5 litros e acomoda bem brinquedos pequenos, para saber mais sobre ela clique na imagem.

Vamos ver algumas ideias:

 

PRATELEIRAS DE FIXAR NA PAREDE

Hoje em dia tem prateleiras de tudo que é tamanho, cor e modelo.

Podem combinar com a decoração do quarto da criança ou ser de uma cor neutra, como o branco, que “some” no ambiente deixando em destaque os brinquedos ou livros, que já são bem coloridos.

blog-dicas-como-organizar-brinquedos-em-pouco-espaco

É legal que fiquem numa altura que a criança possa alcançar, para que ela tenha autonomia de brincar quando quiser e também pra guardar de volta depois.

As prateleiras deixam os brinquedos mais seguros quando eles são frágeis, como um helicóptero de controle remoto ou que tenha facilidade de riscar ou quebrar. 

A vantagem das prateleiras é a versatilidade de poder fixar em várias alturas diferentes, em quais paredes quiser e combinar tamanhos diferentes.

A desvantagem é ter que furar as paredes, dá um certo trabalho e pode demorar um pouquinho. Mas compensa, afinal vai trazer mais espaço para o quarto.

 

CAIXAS EMPILHÁVEIS

Empilhar também gera espaço, desde que seja do jeito certo, lembre que improvisar e empilhar não combina.

O bom das caixas organizadoras é poder levar vários brinquedos de uma só vez aonde a criança quiser, do quarto pra sala, da sala pra varanda, pra casa da avó.

E depois devolver para o lugar quando não for usar mais.

Algumas são decorativas também e podem ser usadas como se fosse uma estante, como essa da imagem abaixo, se quiser saber mais sobre elas clique aqui.

Caixa-organizadora-empilhável-para-brinquedos

Tem também os modelos tradicionais com tampa, que permitem ser empilhadas, para colocar dentro do guarda-roupa, ou naquele cantinho do quarto que está sem uso.

Mas com organização, claro! Caixas são ótimas pra ensinar seus filhos a se organizarem.

Você ou eles ou vocês juntos podem criar critérios de setorização de brinquedos, como por exemplo:

Uma caixa só de super-heróis, outra de carrinhos, outra de aviões e assim por diante. Quando eles perguntarem onde está o Batman é só olhar na caixa de super-heróis e pronto.

Na hora de guardar é só usar o mesmo critério.

Veja abaixo alguns modelos de caixas, para mais detalhes clique aqui.

caixas-organizadoras-empilhaveis

Pra identificar o que tem dentro da caixa você pode usar etiquetas comuns ou etiquetas tipo lousa.

Se a criança não souber ler ainda, cole uma foto dos brinquedos na caixa ou uma imagem de desenho animado, assim ela vai entender fácil o que tem dentro.

Com o tempo e mantendo os critérios, logo ela não vai mais precisar perguntar onde estão os brinquedos.

 

CESTOS EMPILHÁVEIS

Funcionam como pequenas estantes ou prateleiras, são ótimos por terem pouca profundidade, o que permite colocar em espaços pequenos.

Estimulam a criança a se organizar, já que ela vai ter acesso fácil para manusear, procurar e depois devolver no lugar quando não quiser mais brincar.

Sempre é legal setorizar os brinquedos, pra criança encontrar logo o que ela quer.

 

 cestro-empilhavel-medio-com-abertura-na-frente

Esse modelo tem apenas 25 cm de profundidade, ou seja ocupa pouco espaço no chão, para saber mais clique aqui.

 

EMBAIXO DA CAMA

Cabe muito brinquedo lá, é só ter criatividade para aproveitar ao máximo.

Caixas plásticas com tampa funcionam bem pra isso, mas tem que ter cuidado com a altura da caixa, tem que ser um modelo baixo para caber embaixo da cama. 

Coloque feltros embaixo da caixa para não riscar o piso e para a caixa deslizar melhor ou use caixas com rodinhas se o piso for apropriado.

Até sapateiras de chão servem para organizar brinquedos, olha só.

sapateira-de-chao-para-brinquedos

 

PORTA DO QUARTO

Também é um excelente recurso para aproveitar espaço.

Use organizadores com suportes que encaixem no alto da porta ou faça a fixação usando parafusos ou ganchos com adesivos.

sapateira-de-porta-para-brinquedos

Só tome cuidado para não colocar muito peso e nada com muita profundidade, pois a porta pode desnivelar um pouquinho e raspar levemente no piso ou não fechar direito.

E claro, o organizador pode rasgar se colocar coisas pesadas.

Outra coisa... vai ficar alto para as crianças pegarem os brinquedos dos bolsos de cima. Pra resolver, faça um revezamento de vez em quando, o que está em cima coloque em baixo e vice-versa.

Ou retire o organizador da porta pra criança brincar, e quando ela não quiser mais, é só ela guardar tudo de volta nos bolsinhos e você pendurar de novo na porta.

 

EXCESSO DE BRINQUEDOS

Bom, se depois dessas ideias você perceber que seu problema, além da falta de espaço, também é excesso de brinquedos o jeito será desapegar.

Pra isso dá uma olhada no post “organização das crianças”, clicando na imagem abaixo.

Até a próxima!

Blog-dicas-organizar-brinquedos-em-pouco-espaco