Quanto menor o objeto, mais difícil de achá-lo quando você precisa, não é assim?
E como tudo parece que fica cada vez menor, a tendência de se perder tempo procurando por coisas pequenas pode aumentar…
Pen drive, cartão de memória, fone de ouvido, parafuso, linha, pilhas, bateria, moedas, grampos, brinquedos em miniatura e por aí vai, são muitas as coisinhas que temos em casa.
E onde guardar de forma organizada?
ORGANIZADORES DE GAVETAS
A maioria das pessoas, na ilusão de “facilitar” a vida, abre a gaveta e vai colocando tudo lá, até o dia que a gaveta não fecha mais!
Ou pior... até o dia que se precisa de uma pilha, que deve estar lá, e que pra achar é preciso revirar bastante ou despejar tudo pra fora da gaveta.
Aí a pessoa descobre que a única pilha que tinha vazou toda, e bem em cima do fone de ouvido que ela nem imaginava que tinha ido parar lá!!
Assim a vida só complica.
Gavetas são ótimas para guardar objetos pequenos e miudezas em geral, desde que haja critérios e organização.
O primeiro passo sempre é descartar o que não se usa mais.
Depois organizar por assunto, afinal pen drive e grampo de cabelo não combinam na mesma gaveta…
Mas pen drive, fone de ouvido, cartão de memória já são coisas que conversam entre si, entendeu?
Então se você tem gavetas em vários ambientes da casa, o ideal é que cada objeto fique na gaveta do ambiente em que você mais utiliza eles.
Depois de separar por assunto, use
organizadores de gavetas ou divisórias para gavetas para facilitar o acesso e o manuseio dos objetos.
Lembre-se sempre de um critério importante na organização: a proporção entre os objetos e os organizadores.
Objetos pequenos ficam melhores em organizadores menores. Objetos grandes em organizadores maiores e assim por diante.
Usar um organizador do tamanho de uma caixa de sapato pra colocar clips é totalmente desproporcional, entendeu?
Outra proporção importante é a profundidade dos organizadores em relação ao que vai ser guardado.
Colocar o mesmo tipo de objeto dentro de um organizador fundo está certo, porque é só ir pegando os de cima e pronto.
Mas colocar objetos diferentes num organizador fundo, vai fazer você revirar o fundo para procurar o que quer. Nesse caso, prefira os organizadores mais rasos.
Dica: pilhas e baterias devem ser mantidas em suas embalagens originais, para melhor conservação.
ESTOJOS OU CAIXAS COM DIVISÓRIAS
Agora, se você precisa transportar os objetos de um ambiente para o outro, a solução é usar uma
caixa que seja dividida em partes ou estojos e maletas com divisórias.
Um bom exemplo disso são as chaves de fenda e parafusos, assim como as outras ferramentas e acessórios - martelo, alicate, chave allen. Como trabalham em conjunto e precisam ir pra lá e pra cá, deve-se usar uma caixa apropriada para ferramentas, que tenha divisórias para acomodar tudo com organização.
Se você tiver uma quantidade razoável de parafusos, porcas, arruelas e cia separe também por tipo e coloque no estojo com divisórias.
Para quem tem como hobbie fazer bijuterias ou artesanatos, em que se usa muuuuuuitas miçangas, pedrarias, lantejoulas e outras várias miudezas, um estojo organizador com divisórias deixa a tarefa bem prática, porque cada divisória pode abrigar um tipo de material.
Você também pode usar um estojo para cada acessório: um estojo só para as miçangas, por exemplo. E em cada divisória organize por cor ou tamanho.
Depois de usar é só fechar bem e guardar no armário ou em outro móvel, que fique próximo de onde você realize essa atividade.
Para quantidades maiores de acessórios os gaveteiros de mesa também são ótimas alternativas para setorizar e organizar, deixando tudo ao alcance da mão.
Aqui vale a mesma regra: uma gavetinha para cada tipo de objeto que você tem.
Quando o organizador é transparente fica fácil visualizar o que tem nele. Mas caso contrário, sempre identifique cada gaveta ou estojo com etiquetas adesivas, assim você ganha tempo pra executar suas tarefas principais.
E aqueles brinquedos bem pequenos que as crianças adoram? Como os brinquedinhos do kinder ovo ou as bonecas Polly e seus inúmeros acessórios.
Os estojos organizadores com divisórias ou gaveteiros de mesa também são uma mão na roda para organizar!
Primeiro porque evita que seus filhos percam partes de brinquedos, tornando em alguns casos o brinquedo inútil por falta de alguma das peças.
Segundo porque é uma maneira de começar a desenvolver neles o senso de organização e responsabilidade.
Atenção: Objetos pequenos devem ficar longe do alcance de bebês e crianças pequenas, pois são facilmente engolidos, podendo causar muitos estragos a saúde da criança.
ORGANIZADORES DECORATIVOS
Prefere organizar e decorar ao mesmo tempo?
Nesse caso o ideal é usar
organizadores decorativos, que conversem com a decoração da sua casa, e que ficam perfeitas para usar em estantes ou em cima dos móveis.
Há várias opções que servem para vários ambientes como caixas, cestos, potes e de vários materiais como madeira, cerâmica, acrílico, vime, etc.
Aqui também vale a regra da proporção, então nada de usar caixas grandes para colocar um mundo de objetos pequenos dentro, dificultando na hora de procurar alguma coisa.
É melhor ter um conjunto de 3 peças iguais ou parecidas, facilitando o acesso ao objeto e podendo até ser usados para dividir assuntos.
Ou ainda para dividir os pertences de cada pessoa da família… um organizador para a Juliana guardar linha de costura e botões; um para a Ana colocar a Polly e acessórios e outro para todos os tipos de pilhas e baterias do Luciano .
CADA COISA EM SEU LUGAR
Para manter tudo em ordem, por menor que seja o objeto, é preciso que cada coisa tenha seu lugar próprio.
E que após o uso, as coisas voltem para seus lugares, para que a casa e o dia estejam sempre organizados.
Organização é questão de hábito, dia após dia… e quando você menos perceber, vai ver que está organizando tudo no piloto automático!!!
Clique aqui e confira também o post “
5 dicas para manter a casa organizada”.